Monsenhor Tabosa

Lula defende justiça tributária e inclusão social no podcast Mano a Mano

Em entrevista a Mano Brown, presidente critica privilégios fiscais, justifica IOF sobre setores lucrativos e ressalta missão com a democracia, educação e combate à desigualdade Fonte: PTImagem: Ricard...

ícone relógio20/06/2025 às 14:50:22- atualizado em  
Lula defende justiça tributária e inclusão social no podcast Mano a Mano

Em entrevista a Mano Brown, presidente critica privilégios fiscais, justifica IOF sobre setores lucrativos e ressalta missão com a democracia, educação e combate à desigualdade

Fonte: PT
Imagem: Ricardo Stuckert

Durante participação no podcast Mano a Mano, apresentado pelo rapper Mano Brown, o presidente Lula defendeu a taxação de setores altamente lucrativos e a promoção da justiça tributária. Em mais de duas horas de entrevista, publicada nesta quinta-feira (19), Lula falou sobre economia, educação, segurança pública e meio ambiente, sempre com foco na redução das desigualdades sociais.

Um dos trechos mais incisivos foi a defesa do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) proposto pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. “O IOF do Haddad não tem nada de mais. O Haddad quer que as BETs paguem imposto de renda, que as fintechs paguem imposto de renda, que os bancos paguem imposto”, afirmou o presidente.

Segundo ele, a medida é necessária para manter investimentos sociais sem comprometer o orçamento público. “Não é imposto de renda, é pagar um pouquinho só, pra gente poder fazer a compensação. Se eu tiver que cortar 40 bilhões do orçamento de obras, de rua, pra saúde, pra educação, eu tenho que ter uma compensação”.

“É preciso fazer justiça tributária”

Lula apontou distorções no atual modelo tributário brasileiro e defendeu um sistema mais justo, onde quem ganha mais contribua proporcionalmente.

“Todo imposto que o rico paga, ele joga no preço do produto que fabrica. Quem compra aquele produto é que termina pagando o imposto”, explicou.

“Quem paga imposto de verdade nesse país é quem recebe salário no fim do mês, recebe contracheque. Nós queremos que uma parte mais rica, quem ganha acima de um milhão por ano, pague um pouquinho para poder beneficiar as pessoas mais pobres que ganham até cinco mil reais”, argumentou. “É importante que a gente faça justiça tributária.”

Ao lado da jornalista Semayat Oliveira, Mano Brown conduziu uma conversa que também incluiu reflexões sobre o atual momento político do Brasil.

Lula disse que encontrou um país desestruturado ao reassumir a Presidência, e tem como missão reconstruir políticas sociais. “Quando chegamos aqui, nós pegamos um país semidestruído. Não tinha mais Ministério do Trabalho, nem da Cultura, dos Direitos Humanos ou da Igualdade Racial. Tinha sido uma destruição proposital”.

O presidente destacou ainda a retomada do crescimento econômico, com números recentes que indicam melhora significativa no emprego. “Crescemos 3,2% em 2023, crescemos 3,4% em 2024, e vamos continuar crescendo”.

Democracia com direitos garantidos

Para Lula, a democracia só será de fato compreendida pela população quando garantir acesso a direitos básicos. “O povo só vai compreender a democracia se ela garantir os direitos elementares ao povo trabalhador, ao povo mais pobre, da periferia, do campo. Nosso lema é fazer com que a democracia vingue neste país, trazendo benefício para o povo.”

Compartilhe: